O céu está ficando menos azul

ceuazul
Não é impressão. De acordo com uma matéria da revista Superinteressante deste mês, um novo estudo analisou 3.250 medições atmosféricas feitas em diversas partes da terra.

Nas regiões mais críticas, o céu está 20% menos azul do que na década de 1970. O efeito estaria sendo provocado pelo excesso de aerossóis na atmosfera, uma camada de sujeira flutuante que junta moléculas de poeira, fuligem e dióxido de enxofre produzido por carros, indústrias e queimadas.

A mudança está ocorrendo porque a luz do sol (que é branca) esbarra em partículas suspensas no ar quando entra na atmosfera e se decompõe em várias cores. Por isso, vemos o céu azul e o sol amarelo – cores que são subprodutos da luz branca.

Mas os aerossóis alteram essa divisão. Segundo o pesquisador (físico atmosférico) Kaicun Wang, os aerossóis são muito pequenos e conseguem rebater os raios do sol como nenhum outro poluente, segurando os raios de luz azul lá em cima.

Conclusão: além de provocar o efeito estufa, a polução estaria modificando a luz que chega à terra. O estudo conta com a participalção de pesquisadores da Universidade de Maryland.

Por enquanto, a região mais afetada é o sul da Ásia, seguida por África, Oceania e América do Sul. Como está o seu céu?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: