Os cinco laptops mais ecologicamente corretos do mercado

Ainda é difícil falar de produtos eletrônicos que não contenham produtos químicos contaminantes do meio ambiente. A maior parte deles levam na sua composição elementos como arsênico, chumbo e mercúrio que são potencialmente tóxicos.

A questão é quando deixam de ser úteis, estes equipamentos podem ser eliminados de forma inadequada e acabar infiltrando-se no solo ou em algum lençol d’água, e então o dano já está feito. Pensando nisso e tentando adequar-se as tendências do mercado foi que alguns fabricantes de computadores portáteis resolveram desenvolver modelos ditos “verdes” ou ecologicamente corretos.

Atualmente já foram categorizados os cinco mais ecológicos, são eles: Lenovo Thinkpad X301, Toshiba Portégé A600, HP 2730p Tablet, ASUS Eee PC 1000HE e o mais verde de todos o Apple MacBook Air (aparentemente a maçã é verde mesmo).

Dentre os critérios utilizados, vale ressaltar a isenção de mercúrio ou arsênico nas telas, alguns substituindo esses elementos por LEDs; a comprovação de que seus componentes foram avaliados como ecologicamente corretos, com certificados como “Golden EPEAT” ou “EnergyStar 4.0 certification”, entre outros; Processadores eficientes e de baixa voltagem; Duração da bateria; Peso e espessura do laptop e a reciclagem da caixa, em alguns casos feita de alumínio.

Link: The Top 5 Greenest Laptops (ecogeek.org)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: