Patenteado um processo para reciclar CDs e DVDs

Reciclagem


Aproximadamente 60 milhões de CDs e DVDs são jogados no lixo por ano apenas em Taiwan. Não é a toa que a equipe do professor Lee Ching-hua tenha ganho a medalha de ouro na Tapei International Invention Show, que aconteceu por lá. Eles desenvolveram um processo para limpar discos de CD e DVD para facilitar sua reciclagem.

O problema para reciclar discos é que as camadas de plástico e metal são difíceis de separar. Nos DVDs, que tem mais de uma camada, o problema é dobrado. O processo desevenvolvido pelo equipe do professor Lee resolve este problema.

Claro que não temos muitos detalhes de como o processo funciona, mas sabemos que envolve banhos de ácido nítrico, álcool e um processo de limpeza supersônica. Soa impressionante pelo menos. Ao final do processo, livre da tinta do rótulo e dos metais da camada reflexiva, só sobra o disco transparente de policarbonado que pode ser moído e encaminhado para a indústria.

O valor de mercado do quilo de CDs e DVDs é de 15 dólares taiwaneses, o que equivale à pouco mais de 80 centavos de Real. Enquanto isso, os discos de policarbonato limpos valem em torno de R$2,40. Ou seja, o processo de limpeza triplica o valor do material.

A natureza agradece, e a economia também.

Link: Da-Yeh University patents DVD disc recycling process (Taipei Times)

Imagem: StockVault

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    Alex Rodrigues said,

    Estamos trazendo esta tecnologia para o Brasil e gostariamos de adiquirir CD e DVD para iniciar a produção. Por favor entrarem contato alexdanilocr@hotmail.com


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: