Desmatamento na Amazônia é o menor em 21 anos

, diz governo

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O governo anunciou nesta quinta-feira a redução de 45% na área desmatada na Amazônia de 2008 para 2009.

De acordo com os dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a área desmatada passou de 12.911 km2 para um total estimado em 7.008 km2 neste ano. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, é o menor desmatamento já registrado nos últimos 21 anos.

TCU vê falha do governo na política para o clima
Proposta na ONU sobre emissões é para valer, diz governo
Desmate melhora economia, mas não eleva índices sociais

O governo anunciou os dados em uma grande cerimônia com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governadores e prefeitos representando 43 municípios da região e ministros, entre eles a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Na cerimônia, foi feito ainda um balanço do programa Arco Verde – Terra Legal, que legaliza terras na região para exploração sustentável.

“Conseguimos dar um passo e demonstrar que existe um modelo alternativo de produção que preserve a floresta em pé. O Brasil vem de longa data fazendo o seu dever de casa. Uma das ações afirmativas mais fortes que nos podemos nos orgulhar de apresentar [na reunião da ONU em Copenhage] é justamente esse programa Arco Verde Terra Legal”, afirmou a ministra.

Apagão tecnológico

Menos de dois dias após o apagão que atingiu o país, a cerimônia foi marcada pelo “apagão” dos computadores utilizados para apresentar os dados para os presentes. Com a cerimônia já iniciada e o presidente e ministros no palco, por cerca de 8 minutos técnicos tentaram religar o aparelho para a apresentação.

Nesse período, o presidente Lula entreteve a plateia, andando pelo palco e fazendo piadas, entre elas a que comparava a tela inicial do Windows à fazenda de soja do governador Blairo Maggi. Ao ser chamado ao microfone, o ministro Sergio Rezende (Ciência e Tecnologia) disse que no início houve uma “trapalhada”.

Arte/Folha

 

Fonte:  Folha UOL  – http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u651526.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: