Papel Semente uma novidade que vai brotar !

– Criado para promover a reinserção social de portadores de transtornos mentais por meio do trabalho, o Projeto Tear – Oficinas de Trabalho, Terapia e Arte, uma ação de responsabilidade social que reúne a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor (Pfizer, Prefeitura de Guarulhos e Associação Cornélia Vlieg) lançou uma novidade esse ano: a confecção de papel a partir de sementes de grama .

Ecologicamente correto, o papel, depois de utilizado, é cultivado na terra como qualquer outra planta e brota. A iniciativa de reproduzir a idéia em Guarulhos partiu da socióloga Rosemeire de Almeida, monitora das oficinas de papel do Tear, para atender uma solicitação da rede Wal-Mart, cliente do projeto, que tomou conhecimento desta criação na Inglaterra. Diante do desafio, ela e o grupo de oficineiros realizaram várias experiências e chegaram ao produto final.

Rosemeire explica que o papel tem um tempo curto de decomposição, desfazendo-se na terra no período de 10 a 12 dias. “Como neste caso o papel é recheado com sementes de grama, estas permanecem vivas durante todo o processo de fabricação e de utilização do material. Por isso, plantamos papel e nasce grama”, ensina a monitora, que também produz papel a partir de fibras retiradas de folhas de alface, de cascas de cebola, do tronco da bananeira, do coco verde e de talos de beterraba e de couve-flor.

A diferença de produzir o papel com fibras e com sementes de grama está no tratamento químico, processo pelo qual a mais nova invenção não precisa passar. As vantagens são muitas, explica a monitora: “é uma prova viva de que as pessoas precisam reciclar, cuidar do meio ambiente e da natureza, porque ela sempre responderá positivamente”, ressalta.

O custo para produzir o papel a partir de sementes de grama é o mesmo da fabricação com fibras: equivale a aproximadamente noventa centavos por folha.

O material, assim como vários outros produtos confeccionados pelos pacientes atendidos pelo projeto, pode ser adquirido na sede do Tear, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, na rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 92, na Vila Moreira (Guarulhos).

Outra empresa fabricante do PAPEL SEMENTE,

O Grupo Eco traz ao mercado promocional uma novidade que vai brotar: o Papel Semente. O Papel Semente é um papel artesanal, 100% biodegradável, que quando plantado e cuidado corretamente, tem suas sementes germinadas e se transformam em hortaliças como rúcula, agrião e cenoura.
Na sua produção, fibras da bananeira são selecionadas, cortadas e fervidas e depois entram em processo de bateção, gerando assim a pasta para ser desenvolvido o papel. Em seguida, as sementes de hortaliças são incrustadas à pasta que se transformará em folhas de papel após serem prensadas e secas ao sol.

O Papel Semente é produzido por uma comunidade empreendedora e parceira do Grupo Eco em Itariri, no Vale do Ribeira em São Paulo gerando 16 empregos diretos. “Fiquei impressionada com a excelente receptividade que o papel teve em São Paulo, no evento de lançamento da nova linha de produtos do Grupo Eco. É muito gostoso receber tantos elogios e incentivos para nosso projeto” diz Genilda Morais, líder da comunidade de Itariri.

São inúmeras as possibilidades de uso desse papel, desde convites e envelopes, Kits Plante & Cultive, envelopes, até peças que podem ser criadas, desenvolvidas e customizadas com o Papel Semente.

Gostaria de adquirir  , entre em contato: salveoplaneta@salveoplaneta.com

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    Biosfera_MS said,

    É incrível como brasileiros são criativos, e utilizar-se desse dom a favor da natureza é super bacana. Parabpens pela postagem

  2. 2

    […] saber mais: – Papel semente: uma novidade que vai brotar. – Projeto Tear: Oficinas de trabalho, terapia e […]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: